A Amazon agora permitirá a empresas terceirizadas o privilégio sem precedentes de acessar a inteligência artificial central que sustenta seu assistente digital Alexa, uma inovação na plataforma de IA da empresa.
Enquanto a Amazon permite que as empresas desenvolvam habilidades para Alexa e permite que praticamente qualquer fabricante de dispositivos eletrônicos de consumo integre a Alexa em um produto compatível, a gigante do comércio eletrônico não licenciou a tecnologia de IA subjacente para uso em outros produtos semelhantes a assistentes. A Amazon está chamando a nova oferta de Alexa Custom Assistant e está começando com um foco no mercado automotivo.
A Amazon está fazendo isso para permitir não apenas aos fabricantes de automóveis, mas a qualquer empresa com necessidade de um assistente de voz digital, mais controle sobre a experiência do software. Isso permitirá que as empresas criem suas próprias palavras de despertar e vozes personalizadas e recursos que a Amazon diz que "coexistirão" com Alexa, pois ela foi projetada para funcionar hoje. Para o mercado automotivo, isso oferece à Amazon o benefício adicional de ter seu software integrado diretamente nos carros.
“Construir um assistente inteligente é complexo, demorado e caro. Além disso, a taxa de inovação e mudança está acelerando e os assistentes estão sempre melhorando e ficando mais inteligentes, exigindo investimentos contínuos substanciais ”, explica a empresa em um blog. “O Alexa Custom Assistant aborda esse desafio, permitindo que as empresas aproveitem a pilha de tecnologia de classe mundial da Alexa para criar seu próprio assistente inteligente sem o investimento, longos ciclos de desenvolvimento e recursos para construí-lo do zero e manter ao longo do tempo.”
Amazon diz que as empresas terão acesso a wake words customizadas que usam “o mesmo processo de última geração” usado para desenvolver novas wake words do Alexa. As empresas podem criar suas próprias vozes exclusivas para os assistentes com a ajuda de “especialistas em ciência da voz” da Amazon, que ajudarão a gerenciar o processo de gravação e os algoritmos baseados em aprendizado de máquina para construir a biblioteca de voz.
As telas e experiências de software dentro do carro provaram ser um mercado maduro para empresas como Amazon, Apple e Google. Mas apenas os dois últimos gigantes da tecnologia têm seus próprios sistemas operacionais móveis que permitem plataformas de plug-in como o CarPlay da Apple e o Android Auto do Google. A Amazon fechou alguns acordos com fabricantes de automóveis, mais recentemente com a Lamborghini e a startup de veículos elétricos Rivian na CES 2021 no início desta semana, para integrações diretas com Alexa, e a plataforma Echo Auto da Amazon pode ser acessada por meio de um aplicativo móvel ou por um dongle que você conecta ao seu carro. Mas eles não são tão perfeitos quanto a concorrência oferecida pela Apple e pelo Google.
Assim como a Amazon estrategicamente contornou sua desvantagem em telefones celulares, onde Siri e Google Assistant reinam supremos, para conquistar uma posição dominante na casa inteligente, agora ela está tentando posicionar melhor Alexa como uma solução integrada em ambientes que pode não exigir um telefone, evitando assim a necessidade de competir diretamente com a Apple e o Google.
A primeira empresa que concordou em construir seu próprio assistente baseado em Alexa é a montadora Fiat Chrysler (FCA), que tem um relacionamento contínuo com a Amazon para integrar parte de sua tecnologia, como telas movidas a Amazon Fire TV, em seus carros. Os termos financeiros de qualquer acordo entre a Amazon e a FCA não foram divulgados, e não está claro se a Amazon está cobrando dos fabricantes de automóveis o licenciamento da tecnologia de IA em vez de distribuí-la gratuitamente.
Independentemente disso, a Amazon também diz que suas intenções são dar a todas as empresas, não apenas aos fabricantes de automóveis, um caminho mais rápido, mais barato e menos complexo para construir suas próprias experiências de voz que pareçam feitas sob medida, em vez de simplesmente buscar uma integração com um terceiro serviço.
O Alexa Custom Assistant também permite que os produtos de IA personalizados controlem e ditem informações sobre recursos especiais, enquanto o Alexa pode lidar com solicitações relacionadas a aplicativos mais gerais, como reprodução de música e instruções. “Por exemplo, se um cliente pede a Alexa para abrir a janela de um carro ou como solucionar um problema de dispositivo, a solicitação será encaminhada para o assistente da marca. Se um cliente pedir ao assistente da marca para tocar um livro de áudio, a solicitação será encaminhada para Alexa ”, diz o blog.
Amazon diz que o Alexa Custom Assistante estará disponível a partir de hoje para empresas nos Estados Unidos e Canadá, bem como na Austrália, Áustria, Brasil, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia e Espanha.