Você já deve conhecer ou pelo menos já ouviu falar no Steve Jobs, Sim? então, o fundador do Apple e criador do iPhone simplesmente mudou as nossas vidas! Mas você sabe como ele conseguiu ter tanto sucesso em sua carreira? Sua trajetória pode nos ensinar muita coisa, principalmente quando o assunto é dinheiro.
Steve Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, Califórnia. Apesar de ser filho biológico do sírio Abdulfattah Jandali e de Joanne Schieble ele foi adotado pelo membro da Guarda Costeira, Paul Jobs e pela contadora Carla Jobs.
A inspiração iniciou desde cedo ao observar o pai adotivo, que também era mecânico, a montar e desmontas aparelhos eletrônicos. Até então, eles moravam em Mountain View, na Califórnia, local que hoje é conhecido por Vale do Silício.
Sua trajetória de estudos se iniciou quando ingressou na Homestead High School entre 1968 e 1972, após concluir o estudo básico. Durante esse período, ele conheceu Steve Wozniak, especialista em programas e circuitos integrados. Logo após ingressou na Reed College, porém o deixou depois de seis meses. Mesmo assim continuou frequentando a faculdade como ouvinte.
Jobs teve seu primeiro emprego na Atari em 1974, atuando como designer de videogames. Contudo, após alguns meses eles deixou a empresa e viajou para Índia, onde foi buscar de desenvolvimento espiritual. Antes disso, em parceria com Steve Wozniak, desenvolveu uma versão do jogo Pong limitada a um jogador. Ademais, em 1976 criou a Apple Computer Inc, cujo produto era um computador desenvolvido anteriormente por Wozniak. Steve Jobs e Wozniak usaram a garagem da família para iniciar os trabalhos de criação de computadores. Com isso, em 1976 lançaram o primeiro computador pessoal, o Apple I.
Diante disso, a primeira demanda do Apple I, de apenas 50 unidades, foi vendida para a Byte Shop por US$ 25.000. Assim, com a renda, ambos usaram para instalar a equipe da Apple, ainda na garagem. Um ano depois, já em 1977, o Apple II surgiu com uma versão que continha mouse e disco rígido interno.
Não obstante, o aperfeiçoamento de ambos os criadores fez com que a marca “Apple”, transformasse a indústria de computadores, ou seja, disponibilizando no mercado equipamentos menores e com menor custo.
Apesar do sucesso, em 1985 Steve Jobs foi afastado da própria empresa devido a divergências nas estratégias de vendas. Entretanto, ele retornou à Apple na condição de consultor em 1997 como consultor, diante de um cenário diferente.
Após deixar a Apple, Steve Jobs comprou, em 1986, a empresa de animação de George Lucas, a Pixar Animation Studios. Ao investir US$ 50 milhões na empresa, começou a produzir alguns filmes, entre eles: Toy Story e Procurando Nemo. Ainda expandindo, em 2006, a Pixar juntou-se aos estúdios Walt Disney.
Dessa história, o que se pode ter certeza em fazer?
. Não se contente em apenas ser bom
. Tenha um propósito bem definido
. Dedicação
. Pense sempre na frente
. Invista no diferencial
. Se ninguem acredita em você, acredite você mesmo. Acredite no seu potencial