A recente prisão preventiva de Jair Bolsonaro, ocorrida no último sábado, gerou diversas reações públicas, entre elas, a da ex-Secretária de Cultura Regina Duarte, que se destacou pelo modo peculiar de expressar-se. A atriz, evitando fazer referências diretas ao acontecimento, escolheu publicar em seu Instagram uma captura de tela de uma de suas postagens anteriores, de maio deste ano, que continha uma citação de Olavo de Carvalho sobre liberdade na internet, juntamente com uma declaração pessoal sobre estar pronta para lutar pela liberdade de expressão.
Postura discreta de Regina Duarte após prisão de Bolsonaro
Regina Duarte também compartilhou um vídeo de Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente, que foi transmitido pela Jovem Pan. Nele, Renato lamenta a prisão, descrevendo-a como o ápice de uma injustiça. No vídeo, constam frases de apoio a Bolsonaro, embora não seja claro se foram adicionadas por Regina ou se já faziam parte do vídeo original. A abordagem das postagens, que evita mencionar diretamente a prisão, é um reflexo do estilo de comunicação indireto já conhecido pelos seguidores da atriz.
Reação anterior de Regina Duarte à condenação de Bolsonaro
Em um outro momento significativo, quando Bolsonaro foi condenado por tentativa de golpe de Estado, Regina manteve um padrão de apoio indireto ao compartilhar um vídeo que louvava as realizações do governo Bolsonaro de 2018 a 2022. Sua reação atual, marcada por suporte velado e publicações simbólicas nas redes, reitera sua estratégia de não se envolver diretamente nos discursos sobre as ações jurídicas que cercam o ex-presidente.