O renomado coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, aos 72 anos, recentemente revelou detalhes sobre sua atual condição de saúde que o obriga a usar cadeira de rodas ou muletas para se locomover.
Durante uma entrevista para o Fantástico, ele mencionou que os primeiros indícios da doença surgiram há três anos. Inicialmente, ele sentiu uma perda de força na perna direita, mas na ausência de dor, não procurou assistência médica de imediato.
Manifestações Iniciais da Condição de Carlinhos de Jesus
Os sintomas se intensificaram em julho deste ano em Passo Fundo, RS, onde Carlinhos começou a experimentar dores severas nos quadris. “Comecei a sentir uma dor que não conseguia colocar o pé no chão, nem andar. Dava umas fisgadas e aí passava, dava mais três ou quatro passos e doía novamente […] Não aguentava mais de dor”, descreveu.
Após retornar ao Rio de Janeiro, e incapaz de suportar as dores, ele consultou um especialista e foi aconselhado a internar-se. Recebeu diagnóstico preliminar de bursite bilateral e tendinite nos quadris.
O Diagnóstico Definitivo
Exames adicionais, no entanto, identificaram uma condição mais preocupante: uma doença neurológica e autoimune que ataca a bainha de mielina, essencial para a proteção dos nervos e comunicação neural. Esta condição pode causar dores intensas e fraqueza muscular.
Carlinhos confessou que esta fase foi extremamente difícil, levando-o a necessitar de morfina para conseguir dormir. Atualmente, apesar de estar sob tratamento, vive com restrições físicas que alteraram drasticamente sua vida diária.