Na sexta-feira, 25 de julho, o velório de Preta Gil, que estava aberto para fãs e mídia durante a manhã e parte da tarde, foi restrito apenas a parentes e amigos íntimos. A mudança foi uma decisão dos familiares com a chegada de Gilberto Gil e outros membros da família.
Posteriormente, o corpo de Preta Gil foi transportado por um veículo do Corpo de Bombeiros até o Cemitério do Caju, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Tanto o trajeto quanto a cremação foram realizados de forma exclusiva, sem a presença de imprensa ou público externo. A última despedida aconteceu em um ambiente totalmente privado.
Gilberto Gil presta homenagem a Preta Gil
Em uma primeira declaração pública sobre a perda da filha, Gilberto Gil homenageou Preta Gil nas redes sociais na quinta-feira, 24 de julho. Ele compartilhou um vídeo de uma apresentação conjunta, ressaltando a relação artística entre eles e expressou seu 'orgulho eterno' por ela. A postagem emocionou seguidores e destacou a conexão emocional profunda entre eles.
O falecimento de Preta Gil
Preta Gil veio a falecer no domingo, 20 de julho, nos Estados Unidos. A cantora havia se mudado para lá para participar de tratamentos experimentais de câncer, após esgotar todas as opções no Brasil. Infelizmente, esses tratamentos também falharam em apresentar resultados satisfatórios. Com a saúde fragilizada, Preta Gil passou mal antes de embarcar de volta ao Brasil e, apesar de ser rapidamente levada a um hospital, faleceu no caminho, antes de receber qualquer atendimento médico.