
Faleceu na última quinta-feira, aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco, um dos ícones das telenovelas brasileiras. Internado há cerca de vinte dias no hospital Albert Einstein, Cuoco enfrentava problemas de saúde devido à sua idade avançada, embora a causa exata de sua morte não tenha sido especificada.
Nascido em 1933 no bairro do Brás, em São Paulo, Cuoco iniciou sua jornada profissional ajudando seu pai em uma feira. Nos anos 1950, ingressou na Escola de Arte Dramática, associada à Universidade de São Paulo (USP), e fez sua estreia no teatro em 1958 com Fernanda Montenegro e Sérgio Britto na peça 'A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso', sem ter falas.
Seu percurso nas telenovelas começou na TV Tupi com teleteatro, seguido por sua primeira novela, 'Marcados Pelo Amor', na TV Record. Seu papel em 'Legião dos Esquecidos' ao lado de Regina Duarte na TV Excelsior o consolidou como galã. Mais tarde, protagonizou clássicos como 'Pecado Capital' (1975) e 'O Astro' (1977), onde interpretou personagens memoráveis.
Embora tenha se afastado dos palcos devido ao sucesso na televisão, Cuoco retornou ao teatro em 2004 com a peça 'Três Homens Baixos', e continuou atuando em várias outras peças nos anos seguintes. Sua última aparição na TV foi na novela 'Salve-se Quem Puder' (2020), antes de se afastar devido a problemas de saúde, incluindo dificuldades de locomoção e respiratórias.