Dóceis, amigaveis, companheiros, como que um animal irracional tão bonitinho pode ser tudo isso e muito mais??
Além de fazer muito bem para o dono, o cachorrinho ou cachorrão se sente muito melhor com um ser humano para brincar, passear, ficar junto. Claro, dependendo muito de como ele é educado e como é tratado. Dependendo de como é bem cuidado o cãozinho sempre irá estar ao seu lado. Podemos reparar no dia-dia, um carrinheiro sempre está acompanhado de um bom protetor, simplesmente o animalzinho escolhe com o coração com quem vai viver o resto de sua vida.
1. São muito companheiros nos momentos difíceis
A Universidade Goldsmiths divulgou um estudo que mostra que cães estão mais propensos a se aproximarem de pessoas tristes ou que estão passando por algum sofrimento. Isso mostra que cães têm empatia por pessoas e querem ajudar aqueles que estão com dor. Então caso você não vá bem naquela prova importante ou foi despedido do emprego, ele irá estar lá com você e por você!
2. O Convivio com cachorro ajuda a fortalecer o sistema imunológico
Embora no passado acreditava-se que bebês partilharem o mesmo espaço que cães fosse algo ruim, estudos mais recentes demonstram o contrário. O Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) divulgou uma pesquisa com uma série de contribuições à saúde causadas pela convivência com um cão. Dentre os resultados, estava o fortalecimento do sistema imunológico.
3. Ajuda na cura da depressão
Um dos motivos para ter um cãozinho em casa, para depressivos, é a ativação do sistema límbico. Uma vez que é acionado tende a gerar sensação de bem-estar, o que, por consequência, aumenta exponencialmente a melhora na autoestima. Fator, portanto, que conduz à melhora da doença. A zooterapia é um modelo terapêutico que visa a aproximação entre homens e animais para tratar problemas de origem física, emocional ou psicológica. A depressão é uma das doenças englobadas por esses parâmetros.
4. Mantem a boa forma física
Uma pesquisa da Universidade de Londres apontou que crianças com cachorro em casa são mais ativas e se exercitam mais vezes do que crianças sem cachorro. A explicação está na necessidade que o cachorro tem de passear e a empolgação que os pequenos têm em acompanhá-los. Não só para as crianças mas como quem cuida delas, uma hora ou outra vai ter que levar o animalzinho passear e se divertir muito com esse momento.
5. Ensinam você a ser alguém melhor
Diferente dos humanos, os doguinhos se preocupam em viver o hoje intensamente sem transparecer qualquer preocupação com o amanhã. Eles desfrutam cada momento. Isso contribui para tornar sua visão de mundo muito mais positiva!
Ainda não se convenceu? então se liga nessa; Eles reduzem o risco de problemas cardíacos! Estudos feitos pela Associação Americana de Coração revelam que donos de cães apresentam menor risco de doenças cardíacas do que aqueles que não tem o animal. As razões identificados estão relacionadas com os exercícios físicos que os donos fazem quando saem com seus cães e com a presença do animal em si, que ajuda o dono a lidar melhor com o stress.
Não só você mas o animal de estimação também precisa de comida, água, cama, carinho e passeio! quanto mais você proporciona para eles, mais você se sente bem!