Brasil

últimas palavras do copiloto antes da queda do avião da VoePass

(1 de 2)
  • O gravador de voz da cabine capturou o momento em que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva, percebendo a perda de sustentação da aeronave da VoePass que caiu em Vinhedo (SP), perguntou ao piloto Danilo Romano: “O que está acontecendo?”.

    De acordo com a transcrição obtida pela TV Globo, o copiloto, após perceber o problema, sugeriu que fosse preciso “dar potência” para tentar estabilizar o avião e evitar o desastre.

    Infelizmente, os esforços não foram suficientes e a aeronave colidiu com o solo cerca de um minuto após a constatação da perda de altitude.

    A gravação é finalizada com gritos e com o estrondo do choque da aeronave contra o chão.

    Os dados do voo mostram que, instantes antes da queda, o ATR-72 estava a uma altitude de 5.190 metros.

    Em um minuto, a aeronave despencou aproximadamente 4 mil metros, atingindo 1.250 metros de altura no momento do impacto. Nenhum dos ocupantes sobreviveu ao acidente.

    O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), está à frente das investigações para determinar as causas da tragédia.

    Segundo especialistas ouvidos pela TV Globo, a análise preliminar dos dados sugere que a perda de altitude foi repentina, mas o áudio da cabine, por si só, não revela a causa exata da queda.

    O relatório técnico preliminar da FAB deve ser concluído em 30 dias, enquanto a Polícia Federal (PF) também conduz uma investigação criminal paralela.

    Esta última pode demorar mais de um ano para determinar se houve crimes envolvidos e para identificar possíveis responsáveis.

    A PF aguarda ainda a finalização de dois laudos do Instituto Nacional de Criminalística (INC) para avançar na investigação.

    Tags
    COMMENTA