Curiosidades

Veganismo, É Caro? 

  • Antes de qualquer coisa que vamos fazer na vida pensamos duas vezes. Não é mesmo? Devo ou não comprar aquele carro? Será que preciso guardar dinheiro? Até mesmo na nossa saúde se devemos ou não começar uma dieta. Nesse caso, começar no veganismo ou não é totalmente uma opção individual. Aqui, traremos informações sobre se realmente vale a pena para o seu bolso. Vamos lá!

    Gasto muito dinheiro?

    Não! antes de qualquer coisa o veganismo não é caro. A blogueira Thalitta Flor, escreve explicitamente, em um dos seus posts sobre o veganismo eletista, "Primeiro gostaria de diferenciar dois termos muito usados nessas discussões “elitista” e “caro”. Elas não possuem o mesmo significado. Quando eu digo que o veganismo é elitista, é uma verdade. Quando digo que o veganismo é caro, é uma mentira.". Para ter um melhor exemplo se o veganismo realmente é caro, basta observar o preço do quilo dos vegetais com o preço do quilo da carne, se for comparar o preço da compra do mês de alguém vegano com uma pessoa que se alimenta de carne, a diferença é muito grande! Então temos já temos a resposta se o veganismo realmente é caro. Apesar que alguns produtos de beleza ou higiene podem se tornar um pouco mais caros por não serem testados em animais, mas mesmo você sendo vegano com pouca grana, não teria problema em comprar um ou dois produtos mais baratos que são testados em animais, pois, para os veganos o que realmente importa é a luta pela causa.

    Afinal, o que é veganismo?

    Muitos acham que é só uma chatisse, outros acham que é só o fato de não comer carne, ovo, leite e derivados. Na verdade não é só isso não, tem alguns pontos por trás do veganismo que você não sabia! Thalitta Flor explica: "Veganismo é uma ideologia ética e política na qual você faz o teu possível para não causar nenhuma crueldade aos animais. Então, nós veganos não comemos animais, não vestimos animais, não usamos produtos testados em animais.". Além de ser um estilo de vida e uma opção individual para a saúde; O veganismo se trata de uma causa maior, uma causa que visa preservar o meio ambiente.

    Como assim veganismo eletista?

    Na mesma publicação que a Thalitta Flor escreve sobre o veganismo, ela explica porque é eletista: "É elitista porque o acesso a informação sobre diversas coisas do mundo vegano não chega na periferia. É elitista porque mesmo não sendo caro o custo da comida, os lugares cobram caro por ela. Porque é criado um conceito que vegetariano é coisa de rico, e pessoas ricas sentem prazer em pagar caro. Por isso muitas vezes o vegetarianismo é associado a coisa de gente “fresca”, porque muito artista, por exemplo, é vegetariano pensando em saúde. E todos nós sabemos que cuidar da saúde é caro."

    Mesmo sabendo disso tudo, devemos sempre cuidar da nossa saúde, antes de efetuar qualquer tipo de restrição e/ou transição alimentar (por mais que seja por uma causa maior) deve-se consultar um médico ou nutricionista.

    Tags
    VeganismoRenda
    COMMENTA