Anvisa aprova 1ª vacina de dose única contra a dengue; imunizante do Butantan

  • Boas notícias na saúde pública brasileira! A primeira vacina contra a dengue de dose única no mundo, criada pelo Instituto Butantan, recebeu a aprovação da Anvisa. Este marco será oficializado em um evento de assinatura do termo de compromisso em São Paulo.

    Segundo Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina apresentou uma "elevada eficácia, sendo aproximadamente 75% eficaz na prevenção da doença e superior a 90% na prevenção de formas graves e hospitalizações". Além disso, por ser produzida nacionalmente, seu acesso será facilitado, beneficiando a distribuição em grande escala.

    A vacina, abrangendo os quatro tipos de vírus da dengue, foi segura em todos os participantes, tanto aqueles que já tiveram a doença quanto os que não foram infectados anteriormente. Cerca de 16 mil voluntários de 14 estados brasileiros participaram do estudo de pesquisa de 2016 a 2024.

    Um dos aspectos mais destacados é a duração da proteção que a vacina oferece. "A eficácia se manteve constante por mais de cinco anos após a aplicação da dose única, e seu perfil de segurança é bastante satisfatório", afirmou o infectologista.

    A Anvisa, após cinco anos seguindo os participantes do ensaio clínico de fase 3, conferiu a aprovação destacando que a vacina evitou 100% das hospitalizações e mostrou uma eficácia geral de 74,7% entre indivíduos de 12 a 59 anos e proteção de 91,6% contra formas graves de dengue.

    Atualmente, o Butantan aguarda a definição do Ministério da Saúde sobre a inclusão da vacina no calendário nacional de vacinação. Há mais de 1 milhão de doses prontas, e uma parceria com a empresa chinesa WuXi visa a produção de cerca de 30 milhões de doses no próximo semestre.

    Estudos adicionais que contemplam a faixa etária de 60 a 79 anos estão autorizados pela Anvisa, e há indicações de segurança da vacina para crianças de 2 a 11 anos a serem analisadas.

    Tags
    vacina dengueAnvisaInstituto Butantansaúde públicaimunização dengue
    COMMENTA