Um emocionante exemplo de amor e dedicação mútua ocorreu em Votuporanga, no interior de São Paulo, quando um casal, Odileta Pansani de Haro e Paschoal de Haro, faleceu no mesmo dia com apenas dez horas de diferença entre um evento e outro. Eles estavam a dois dias de celebrar 74 anos de casamento quando ocorreu o inesperado no dia 17 de abril.
Nascidos em Mirassol e Bálsamo respectivamente, Odileta e Paschoal se conheceram em Votuporanga quando ela tinha 15 anos e ele, 18. O início da relação foi marcado por um incidente curioso com uma corrente que Paschoal acidentalmente lançou sobre Odileta. Isso deu início a uma ligação que perduraria por gerações.
Amor para a vida toda
O relacionamento se fortaleceu através de cartas trocadas, nas quais expressavam seu amor um pelo outro. As palavras de Paschoal, desejando fazer Odileta feliz, e as chamadas de 'meu anjo' de Odileta para Paschoal, selaram um compromisso que foi oficializado em 1951, no aniversário de 20 anos de Paschoal. Juntos, eles tiveram seis filhos, além de uma prole de netos e bisnetos.
O casal também se notabilizou pelo engajamento em atividades voluntárias, fundando uma organização de auxílio a mães solteiras e famílias carentes, demonstrando que seu amor transcendia a esfera familiar, alcançando toda a comunidade.
Amor verdadeiro
A partida simultânea de Odileta e Paschoal foi considerada por amigos e familiares como um testemunho do amor eterno. O sepultamento, marcado por intensas homenagens e emoção da comunidade, solidificou a memória de um casal que deixou um legado de amor, respeito e solidariedade.