Conferência da ONU: Macron liga para Trump, é ignorado e passa situação inusitada em Nova York

  • Na noite de segunda-feira em Nova York, Emmanuel Macron, o presidente da França, enfrentou uma situação pouco comum. Após sair da sede da ONU, ele e sua equipe foram barrados pela polícia americana, que havia fechado a rua para o presidente dos EUA, Donald Trump, como mostra um vídeo do site francês Brut. Macron chegou a ligar para Trump para desbloquear a via, mas sem sucesso, Macron prosseguiu a pé, atendendo e tirando fotos com as pessoas pelo caminho.

    Constrangimento após decisão diplomática

    Esse constrangimento aconteceu logo após Macron anunciar na Assembleia Geral da ONU o reconhecimento do Estado Palestino por parte da França, uma ação descrita por ele como um passo essencial para a paz no Oriente Médio e uma 'responsabilidade histórica'.

    Este gesto de Macron veio em um momento de intenso debate diplomático e colocou a França como possível mediadora no conflito israelense-palestino.

    Desafio Franco-Americano na ONU

    Enquanto Macron favorece o diálogo e apoia a Palestina, Trump continua a oferecer apoio incondicional dos EUA a Israel. O incidente de bloqueio de Macron destaca o choque entre as posturas dos dois líderes, destacando a discordância em um cenário de cooperação internacional versus hegemonia americana.

    Tags
    ONUEmmanuel MacronDonald TrumpFrançaEstados Unidosgeopolíticaconflito Israel-Palestina
    COMMENTA