Documento é colocado dentro do caixão do Papa Francisco e conteúdo vem à tona

  • O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (25/04), informações sobre o rogito, um documento oficial que foi inserido no caixão do Papa Francisco antes de seu sepultamento. Redigido em latim, o documento oferece um resumo das principais fases da vida e do pontificado do líder da Igreja Católica, que morreu aos 88 anos.

    A cerimônia de selamento do caixão ocorreu longe dos olhos do público, na Basílica de São Pedro, por volta das 20h locais (15h em Brasília). Durante o ato, um véu branco foi colocado sobre o rosto do papa e seu corpo foi aspergido com água benta.

    Detalhes sobre o sepultamento do Papa Francisco

    Além do rogito, o camerlengo colocou no caixão do Papa Francisco várias medalhas que foram criadas durante os anos de seu pontificado. A urna funerária foi fechada com duas tampas, uma interna de zinco soldada e uma externa de madeira, ambas gravadas com a cruz, o nome e o brasão do papado.

    O rogito delineia a vida de Jorge Mario Bergoglio, desde o seu nascimento na Argentina, passando pela sua formação como técnico químico, sua entrada na vida religiosa até sua eleição como o primeiro papa latino-americano.

    Trechos do documento no caixão do Papa Francisco

    "Foi um pastor simples e muito querido em sua arquidiocese, que percorria amplamente, inclusive usando metrô e ônibus. Morava em um apartamento e preparava ele mesmo sua janta, porque se sentia como qualquer outro", destaca o documento.

    O documento enfatiza as principais iniciativas de seu pontificado, tais como as reformas eclesiásticas, a dedicação aos marginalizados e os constantes chamados por paz, particularmente nas áreas de conflito como Ucrânia e Faixa de Gaza. "Francisco nos deixou um legado admirável de humanidade, de vida santa e de figura paterna universal", finaliza o rogito.

    É importante ressaltar que o sepultamento do líder religioso está agendado para este sábado (26). Enquanto isso, milhares de devotos de diversas partes do mundo continuam a chegar a Roma para dar o último adeus ao pontífice, que liderou a Igreja Católica por 12 anos.

    Tags
    Papa FranciscoVaticanorogitosepultamentocerimônia religiosaIgreja Católica
    COMMENTA