As equipes do Corpo de Bombeiros permanecem em atividade na cena onde ocorreu o desabamento do restaurante Jamile, localizado no bairro Bela Vista, no centro de São Paulo. O incidente, que levou ao colapso parcial do teto do estabelecimento, ocorreu às 12h27 desta quarta-feira. O restaurante, gerenciado pelo conhecido chef Henrique Fogaça, está em funcionamento há cerca de dez anos.
Para responder ao chamado, o Corpo de Bombeiros despachou pelo menos oito unidades, além do apoio das equipes do SAMU, CET e Polícia Militar. A Defesa Civil e o helicóptero Águia também se envolveram no suporte da operação. Durante o resgate, foi possível fazer contato com duas vítimas que estavam presas nos escombros, ambas foram encontradas conscientes e foram abordadas com extremo cuidado pelas equipes de resgate para evitar riscos adicionais.
Pessoas feridas na explosão
De acordo com informações iniciais, seis indivíduos sofreram ferimentos e foram atendidos no local do desastre. Embora estivessem conscientes, os detalhes específicos dos estados de saúde não foram oficialmente divulgados. O processo de estabilização do local foi meticuloso, dado o perigo de possíveis novos colapsos.
Detalhes sobre o acidente
O acidente ocorreu no período de grande movimento do almoço, e testemunhas nas proximidades relataram ter sentido o solo vibrar e ouvido a detonação, que foi audível a uma quadra de distância. Não foi confirmada a presença de clientes no salão principal no momento da explosão.
Possível causa da explosão
O restaurante Jamile, que abriu suas portas em 2015, é renomado por seu menu contemporâneo e pela notável presença de Fogaça no cenário gastronômico da cidade. O local está atualmente reservado para investigações, que incluirão uma análise técnica para averiguar as causas do incidente. O Corpo de Bombeiros supõe que a explosão possa ter sido provocada por vazamento de gás.