O feijão tropeiro, uma das jóias da cozinha mineira, recentemente ganhou notoriedade global ao ser classificado entre os cinco melhores pratos do mundo, de acordo com a renomada plataforma gastonômica TasteAtlas.
Este reconhecimento vem do fato de que, apesar de tradicionalmente conter carne em sua receita, o feijão tropeiro foi listado como um dos melhores "pratos vegetais", valorizando seus ingredientes frescos como alho, cebola, couve e cheiro-verde.
A TasteAtlas, que compila avaliações feitas tanto por especialistas quanto por usuários, concedeu ao prato uma avaliação de 4,29 pontos, destacando-o como uma receita emblemática do estado de Minas Gerais.
No ranking mundial, o feijão tropeiro está em excelente companhia, aparecendo ao lado de pratos icônicos de países culinários renomados, como a parmigiana alla napoletana da Itália, que ocupa o primeiro lugar, seguida pela sopa de pedra de Portugal e o Malai kofta da Índia. Há também uma outra versão de parmigiana, novamente representando a Itália, antes do feijão tropeiro completar o top cinco.
Segue abaixo o TOP 5 dos pratos conforme TasteAtlas:
1. Parmigiana alla napoletana (Itália)
2. Sopa de pedra (Portugal)
3. Malai kofta (Índia)
4. Parmigiana (Itália)
5. Feijão tropeiro (Brasil)
Esta distinção internacional eleva o feijão tropeiro a um status notável, reafirmando a riqueza e diversidade da culinária brasileira.