Na última quinta-feira, a comunidade musical sofreu uma grande perda com o falecimento de Nana Caymmi, aos 84 anos. Gilberto Gil, que foi casado brevemente com a cantora entre 1967 e 1969, manifestou seu luto ao público, relembrando a influência profunda que ela teve em sua vida, em depoimento exclusivo à coluna Splash, do UOL.
Gilberto Gil comentou sobre o impacto da convivência com Nana e como essa relação teve significado pessoal e artístico para ele. Recordou, com especial carinho, as conexões familiares entre eles, inclusive com o respeitável Dorival Caymmi, pai de Nana.
A profundidade da relação de Gilberto Gil com Nana Caymmi
Na entrevista, Gilberto destacou a intensidade das interações que vivenciou com Nana Caymmi e a constante presença do violão, símbolo da conexão musical entre eles. O artista expressou um profundo respeito pela capacidade interpretativa de Nana, considerando-a uma das mais excepcionais do mundo.
Sobre suas memórias com a cantora, Gil disse: 'Sempre que nos visitávamos, tínhamos muito carinho. Intensidade sempre muito forte, ela sempre foi muito intensa'. Ele ainda compartilhou a dor que sente com a perda, enfatizando o quanto as lembranças de Nana o acompanhariam sempre.
O adeus a Nana Caymmi
No dia seguinte ao seu falecimento, o velório de Nana Caymmi ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com acesso inicialmente restrito aos familiares. O sepultamento foi realizado às 14h no Cemitério São João Batista, em Botafogo.