Jovem filho de soldador e que trabalhava na roça é aprovado em Medicina na UFT

  • Jovem filho de soldador e que trabalhava na roça é aprovado em Medicina na UFT

    Fernando Abreu Miranda, um jovem de 17 anos que alternava suas horas entre o trabalho braçal na roça e os estudos, alcançou a aprovação no concorrido curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

    Antes deste feito, Fernando dividia seu tempo entre ajudar o pai na roçagem e cortes de grama e seus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de percorrer 20 quilômetros diariamente para frequentar uma escola militar. No ensino médio, a jornada de Itaporã a Colinas do Tocantins era uma constante.

    Originalmente, Fernando pretendia cursar Farmácia, mas decidiu apostar no sonho de cursar Medicina, utilizando sua nota do Enem no Sisu sem grandes expectativas, e foi surpreendido com sua aprovação.

    Trabalho e estudo simultâneos

    A rotina de Fernando era desafiadora, com trabalho ao lado do pai durante o dia e estudos nos momentos livres. "Minha rotina de estudos era ótima. Eu ficava sempre estudando nas horas vagas e tinha uma rotina bem organizada", ele compartilhou em uma entrevista.

    Organização e disciplina nos estudos

    Fernando teve que adaptar sua organização dos estudos várias vezes, encontrando momentos para estudar pela manhã e à noite, dependendo de sua agenda. Na semana que antecedeu o Enem, intensificou seus estudos, revisando conteúdos por mais de dez horas diárias.

    Aceitação na UFT e mudança de vida

    Quando os resultados do Sisu foram divulgados, Fernando enfrentava uma noite de tempestade que cortou a energia de sua casa, aumentando a ansiedade pela confirmação da sua aprovação. "Acordei de madrugada e vi que a energia tinha voltado. Então falei: ‘Vou olhar, né, se saiu o resultado’, e olhei. Vi lá que tinha sido chamado na chamada regular do Sisu", disse emocionado.

    Com a aprovação, Fernando agora se prepara para mudar-se para Palmas, a aproximadamente 250 quilômetros de sua cidade natal, ciente dos desafios dessa nova fase, mas com o apoio de sua família.

    Tags
    história inspiradoraeducaçãosuperaçãoUFTmedicinaFernando Abreu MirandaSisuEnem
    COMMENTA