O jovem Roberto Farias, de 19 anos, que recentemente se tornou o centro de operações de resgate ao se perder em uma trilha no Pico Paraná, enfrenta agora um desafio de saúde depois de ser resgatado. Ele foi diagnosticado com a Síndrome da Realimentação, uma condição médica grave que surge após a retomada de alimentação em organismo que sofreu longo período de jejum.
Entenda a Síndrome da Realimentação
Esta síndrome é um distúrbio metabólico que pode ocorrer quando há a reintrodução de alimentos em um corpo que ficou privado de nutrientes por extenso período, conforme explicado por João Assad, jornalista do jornal Extra. A reintrodução abrupta de comida pode resultar em um desequilíbrio metabólico sério devido a uma queda acentuada na produção de insulina, colocando a vida do indivíduo em risco.
Riscos e sintomas da condição de Roberto Farias
Esta condição é agravada pelo fato de que seus sintomas podem não ser imediatos, surgindo geralmente entre 24 a 72 horas após a alimentação ser retomada. Tal atraso nos sinais clínicos pode levar a complicações no diagnóstico e tratamento.
Roberto não foi o único a enfrentar esse problema; casos notórios, como o da atriz Maria Antonieta de Las Nieves, conhecida por sua personagem Chiquinha no seriado Chaves, que experimentou uma queda crítica nos níveis de fósforo, também ganharam destaque. Como no caso dela, há esperança de recuperação se tratada a tempo.