No último domingo, o programa Fantástico da TV Globo apresentou uma reportagem especial sobre um trágico acidente aéreo com um avião da Voepass, ocorrido em agosto de 2024, na cidade de Vinhedo, São Paulo, resultando na morte de 62 pessoas.
Em uma entrevista exclusiva ao programa, a viúva do copiloto, Humberto Alencar, que perdeu a vida no acidente, revelou que após recuperar o celular do marido em uma assistência técnica, encontrou diversas mensagens dele criticando a qualidade dos aviões da empresa.
Inconformidades técnicas relatadas pelo copiloto
O celular de Humberto foi localizado entre os destroços do avião e entregue para Rosana Maria Ferreira, sua viúva. Conseguinte à recuperação das mensagens, ficou evidente que, semanas antes da tragédia, Humberto expressou preocupações relativas à qualidade e à estrutura das aeronaves da Voepass. Uma de suas mensagens dizia: “Essa aviação tá complicada, meu caro, com esses aviões fadigados”. As conversas foram posteriormente repassadas para a Polícia Federal para contribuir com as investigações.
Sanções aplicadas à Voepass
Após o acidente, medidas foram tomadas contra a Voepass, que teve suas operações paralisadas em todo o território nacional pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que apontou a incapacidade da empresa de sanar as irregularidades encontradas. Embora a Voepass tenha contestado essas alegações em nota, suas atividades permanecem suspensas.