Trump impõe alta tarifa contra o Brasil e cita Bolsonaro: ‘Corrigir as graves injustiças’

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou a decisão de implementar uma tarifa adicional de 50% sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos. Esta alta taxa será aplicada a partir do dia 1º de agosto, conforme revelado por Trump em uma carta enviada ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

    Essa nova carga tributária será aplicada de forma independente às tarifas já vigentes em alguns setores específicos, como aço e alumínio, que anteriormente, em abril, já haviam sofrido um aumento tarifário de 10%.

    Divergências Bilaterais

    A recente medida foi justificada por Trump através de um discurso crítico ao relacionamento comercial e político entre Brasil e Estados Unidos. Trump expressou insatisfação, alegando que o Brasil não tem sido um parceiro comercial leal, e citou 'ataques insidiosos' à integridade das eleições americanas como um dos motivos para o aumento da tarifa.

    Na mesma carta, Trump também comentou sobre o julgamento do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, apontado como responsável por um golpe de estado no ano de 2022. Ele ressaltou seu respeito por Bolsonaro, com quem afirmou ter mantido boas relações anteriormente.

    Justificativa da Tarifa

    Segundo Trump, o estabelecimento da tarifa de 50% é uma medida necessária para 'corrigir as graves injustiças' causadas pelo atual regime brasileiro e restabelecer um equilíbrio justo no comércio bilateral.

    Tags
    TrumpBolsonarotarifasBrasilEstados Unidoscomércio internacionalpolítica externa
    COMMENTA