Os beneficiários do Bolsa Família poderão começar a receber seus pagamentos relativos a setembro a partir da próxima quarta-feira (17), estendendo-se até o fim do mês, dia 30. As datas específicas de depósito seguem a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, sendo realizados através da Caixa Econômica Federal e acessíveis pelo aplicativo Caixa Tem.
Para este mês em específico, os pagamentos ocorrerão nos seguintes dias: 17/09 para NIS final 1, 18/09 para final 2, continuando até o final 0 no dia 30/09. Para o ano de 2025, os pagamentos estão programados do dia 10 ao 31 de cada mês, com a exceção de dezembro, que terá seu último pagamento no dia 23/12.
Critérios para recebimento do benefício em 2025
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, para estar apto a receber o Bolsa Família em 2025, o requisito principal é que a família possua uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Por exemplo, uma pessoa que sustente sete membros com um salário mínimo terá a renda per capita adequada para acessar o programa. Manter crianças e adolescentes na escola, com vacinas em dia e acompanhamento nutricional são outros requisitos essenciais, além do acompanhamento pré-natal para gestantes.
Os interessados devem se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), iniciando o processo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local, apresentando documentos e um comprovante de residência. A inscrição inicial também pode ser realizada online através do site gov.br ou pelo aplicativo Cadastro Único.
Verificação de aprovação do benefício
Após uma entrevista no CRAS e a subsequente análise dos documentos, a confirmação da aprovação pode demorar entre 30 a 45 dias. O solicitante pode verificar seu status online, através do site do CadÚnico ou seu aplicativo, ou ainda por contato telefônico com o Disque Social no número 0800 707 2003. Atualizações no cadastro podem ser necessárias caso existam pendências para evitar a perda do benefício.