Um devastador acidente envolvendo um balão ocorreu na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, levantando grande pesar em todo o país. Operado pela Sobrevoar, o balão previa um trajeto de 45 minutos, porém, desastrosamente, caiu após somente quatro minutos em voo devido a um incêndio iniciado logo após a decolagem, causando pânico entre os passageiros.
O incidente teve um saldo trágico de oito pessoas falecidas e 13 sobreviventes, dos quais cinco necessitaram de cuidados médicos e já foram liberados. Segundo testemunhos, quatro das vítimas mortais pularam do balão a uma altura de aproximadamente 45 metros e as outras quatro morreram queimadas dentro da aeronave.
Capacidade e Operação Legal do Balão
Esse balão tinha a capacidade de levar até 27 passageiros ou atingir um máximo de 2.870 quilos. Estava operando com autorização legal da prefeitura desde setembro de 2024. Em reação ao acidente, a empresa Sobrevoar suspendeu todas suas operações. Declararam ainda que o piloto empregou todos os esforços possíveis na tentativa de salvar os passageiros. As investigações sobre as causas do incêndio ainda estão em andamento.
A Falha Crítica do Extintor de Incêndio
A autoridade policial de Santa Catarina indicou que o extintor de incêndio no balão não operou como deveria. O delegado-geral Ulisses Gabriel explicou que o extintor falhando foi um dos motivos pelos quais o incêndio ficou descontrolado. Especificamente, “Segundo o que foi identificado, o extintor não funcionou e não foi possível apagar [o fogo]”, relatou. Enquanto aguardam o resultado da análise pericial, as investigações prosseguem para esclarecer completamente as circunstâncias deste fatídico evento.