Aos 50 anos, a cantora e empresária Preta Gil veio a falecer nos Estados Unidos, onde tratava de um câncer no intestino, diagnosticado no início de 2023. Sua equipe de assessoria confirmou a notícia e anunciou que um comunicado oficial está sendo preparado pela família.
Preta Gil, conhecida também como filha de Gilberto Gil, lutou contra a enfermidade com bravura e abertura, compartilhando cada etapa de seu tratamento com seus seguidores online. Em uma de suas mensagens, ela expôs: "A gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes, ensaios diferentes ainda não publicados ou publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil", explicando o motivo de escolher o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos EUA, um hospital líder em tratamento de câncer.
A notícia de sua morte causou um aumento na pressão arterial de seu pai, Gilberto Gil, conforme fontes próximas à família.
Legado de representatividade e alegria
Filha de um dos ícones da Música Popular Brasileira, Preta Gil deixou um marcante legado artístico com álbuns como “Prêt-à Porter”, “Preta”, “Sou Como Sou” e “Todas as Cores”. Além disso, atuou em novelas e se destacou como uma voz ativa na luta contra o racismo, a gordofobia, e pela defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+. Definindo-se como "uma mulher preta, gorda, bissexual", ela enfatizou sua representatividade em um cenário de padrões estéticos rígidos e discriminatórios.
A luta contra o câncer e a transparência com os fãs
Preta Gil foi vocal sobre a sua luta contra o câncer desde o início, compartilhando detalhes das cirurgias e tratamentos, incluindo uma operação de 14 horas para remover o tumor e a subsequente amputação do reto. Em 2024, ela anunciou o retorno da doença e mais sessões de quimioterapia, sempre agradecendo ao suporte recebido de fãs e equipe médica. "Sou muito grata de verdade", disse em uma atualização pré-operatória.
Preta Gil deixa um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 7 anos. Amigos e familiares, incluindo sua amiga de longa data Carolina Dieckmann, estiveram ao seu lado nos Estados Unidos nos seus últimos momentos.