Uma recente pesquisa realizada pela Ipsos/Ipec, divulgada em 11 de setembro, revela uma evolução nos índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este levantamento mostra que 51% dos entrevistados ainda desaprovam seu governo, enquanto 44% manifestam aprovação, um sinal de melhoria frente aos números anteriores.
Comparando com os dados de junho, a aprovação do governo era de 39% frente a uma desaprovação de 55%. A pesquisa atual, portanto, registra um aumento de cinco pontos percentuais na aprovação e uma queda igual na desaprovação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Boas e más notícias para o governo Lula
A pesquisa ainda aponta uma melhora na percepção qualitativa do governo. Os que avaliam a gestão como 'ótimo ou bom' aumentaram de 25% para 30%, enquanto aqueles que a consideram 'ruim ou péssima' decresceram de 43% para 38%. Entretanto, essa melhora não retira o fato de que, pelo terceiro mandato consecutivo de Lula, a avaliação negativa ainda supera a positiva. Os que classificam o governo como 'regular' tiveram um leve aumento, de 29% para 31%.
Em relação às expectativas, 44% dos entrevistados acreditam que o governo está pior do que esperavam, o que representa uma melhora em relação aos 50% da última pesquisa. Por outro lado, 24% consideram que a gestão superou as expectativas, um aumento em relação aos 20% anteriores, e 30% acham que ela corresponde ao esperado, antes 28%.
Detalhes da pesquisa
O estudo que avaliou o nível de satisfação com o governo atual ouviu 2.000 eleitores em todas as regiões do Brasil, entre 4 e 8 de setembro. A pesquisa possui um nível de confiança de 95%, de acordo com o instituto.