O ato de observar alguém dos pés à cabeça, embora pareça um gesto trivial, pode ter significados profundos e variados. Especialistas o definem como um 'escaneamento visual', no qual se examina a aparência, postura e sinais de autoconfiança de uma pessoa. Esse tipo de olhar pode transmitir curiosidade, julgamento, intimidação ou desejo, dependendo da situação.
Conforme relatado pelo portal Ndmais e a psicóloga Marisa de Abreu Alves, a melhor reação a esse comportamento é manter a calma. "A opinião do outro não define o seu valor. Se ele estiver te julgando, você não vai ser pior só porque ele te julgou. Você continua sendo você", afirma. Ela sugere também fortalecer a autoconfiança ou simplesmente ignorar, para neutralizar a intenção de quem observa.
Interpretações do olhar segundo especialistas
O psiquiatra Enrique Rojas descreve diferentes tipos de olhar: curto, para captar o imediato; longo, que oferece uma perspectiva mais ampla; romântico, que mantém um equilíbrio entre proximidade e distância; inteligente, que busca uma análise mais profunda; e afetivo, que comunica emoções sem o uso de palavras. Em todos esses casos, se o olhar percorrer todo o corpo, geralmente sugere que a pessoa está sendo avaliada.
Um estudo apontou que, se o rosto está visível, ele se torna o foco principal da atenção. No entanto, se o rosto está oculto ou em uma expressão neutra, os observadores tendem a examinar todo o corpo, o que corrobora a ideia de que este gesto é adaptável e pode ser usado estrategicamente.
Distinguindo atração de julgamento
Mark Travers, um psicólogo renomado, sugere que três comportamentos podem indicar se o olhar representa atração e não apenas julgamento: contato visual prolongado, imitação de gestos e alteração no tom de voz. "Esses comportamentos são manifestações de interesse, conexão e admiração", ele esclarece. Quando esses sinais acompanham um olhar dos pés à cabeça, é provável que indiquem uma forte atração.