Após enfrentar um período crítico de saúde devido à pneumonia nos dois pulmões, o Papa Francisco, que esteve internado em um hospital de Roma por várias semanas, trouxe preocupações sobre sua saúde e a continuidade de seu pontificado.
Este cenário gerou uma onda de orações e esperança entre milhões de fiéis ao redor do globo. No entanto, no dia 6 de abril, surpreendeu a todos com sua presença na Praça São Pedro.
Ainda necessitando de assistência médica como a cadeira de rodas e oxigenação por via nasal, sua saudação simples e carinhosa, "Bom domingo a todos. Muito obrigado", comoveu as pessoas presentes, que receberam suas palavras com aplausos fervorosos.
Sorpresivamente hoy el papa Francisco reapareció en la Plaza De San Pedro para saludar a los fieles. Llegó en su silla de ruedas…. “Buen domingo a todos”, dijo el Santo Padre pic.twitter.com/JdXiGD6t74
— César Moreno (@CesarMorenoH) April 6, 2025
Durante a cerimônia liderada por bispos, Francisco se manteve afastado do público. Posteriormente, em suas redes, expressou: "Sinto-me frágil", destacando a seriedade de sua condição pós-alta do hospital em 23 de março.
A orientação médica foi clara com recomendações de descanso total e sessões de fisioterapia respiratória, enfatizando cautela em sua exposição pública.
Segundo os médicos, apesar da recuperação da pneumonia, vestígios do vírus ainda persistem em seus pulmões, necessitando de um cotidiano mais resguardado.
El Papa Francisco sorprendió con una breve pero emotiva aparición al final de la Misa del Jubileo de los Enfermos en la Plaza de San Pedro, donde impartió su bendición y saludó a los fieles: «¡Feliz domingo a todos y muchas gracias!». pic.twitter.com/MY2WcvD8vX
— ACI Prensa (@aciprensa) April 6, 2025
A retomada de suas atividades, ainda que limitada, reflete não só sua força espiritual, mas também a sua vulnerabilidade humana. Aos 88 anos, Francisco ressaltou a todos a realidade da fragilidade humana e a necessidade de adaptação diante das adversidades da saúde.