Neto de Silvio Santos viraliza mostrando uma de suas manias: Chupar dedo para dormir. Antes mesmo de entrar no Big Brother Brasil 22 Tiago Abravanel já tinha avisado sobre essa mania.
Muitas pessoas postaram fotos comentando sobre o ocorrido e achando "fofinho". Porém Esse hábito pode parecer bem nocivo para á saúde bucal. E ele não está sozinho nessa: uma pesquisa publicada pelo jornal inglês Daily Mail aponta que um em cada 10 adultos ainda chupa o dedão ou outro dedo.
A postura infantil e pouco aceita socialmente ainda traz riscos à boca mesmo depois de passada a infância. Mas para quem chupa o dedo, o conforto vale a pena. Segundo psicólogos ouvidos pelo jornal, é uma maneira de vivenciar os mesmos sentimentos obtidos com a amamentação quando bebê. Quanto feito libera endorfina no cérebro.
Durante os primeiros seis meses de vida, a criança começa a descobrir seu corpo e ter a capacidade de levar a mão à boca, e é aí que pode surgir a mania de chupar o dedo. Porém, esse hábito, aparentemente inofensivo, pode trazer danos para a saúde bucal tão sérios quanto o uso da chupeta e da mamadeira.
O hábito de chupar a mão ou do dedo costuma se intensificar por volta dos quatro meses. Isso acontece porque a criança tem necessidade de exercitar os músculos da face que muitas vezes, por a mãe ter leite em abundância, não são tão exigidos durante a amamentação e aí acaba tendo uma necessidade a mais de sugar.
Por que faz mal?
Chupar o dedo altera os músculos da língua e da face, pode levar a alterações de fala, de deglutição e necessidades de correção ortodôntica.