Na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro, a ex-presidente Dilma Rousseff, aos 77 anos, foi hospitalizada devido a sintomas de neurite vestibular, uma inflamação no nervo que regula o equilíbrio.
Informações prestadas pela assessoria de Dilma no fim da madrugada de terça-feira, 25 de fevereiro, indicam que ela está respondendo bem ao tratamento e espera-se que ela seja liberada em breve.
Apesar de estar no hospital, Dilma seguiu com suas obrigações profissionais. Sua equipe declarou formalmente que: “Dilma Rousseff passa bem e tem mantido suas atividades de trabalho normalmente durante o período em que está internada”.
Entenda a doença
A neurite vestibular é uma inflamação no nervo vestibular, que liga o ouvido interno ao cérebro, agindo na manutenção do equilíbrio corporal. Os sintomas mais frequentes incluem vertigem, náuseas, vômitos e desequilíbrio.
A doença é comumente causada por uma infecção viral que afeta o nervo. O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação clínica, que pode incluir testes de movimento ocular e equilíbrio, além de outros exames conforme necessários.
O tratamento visa aliviar os sintomas e pode envolver medicamentos específicos e reabilitação vestibular, que são exercícios indicados por especialistas da saúde.
A ex-presidente agradeceu as demonstrações de apoio recebidas e, segundo sua assessoria, prossegue com sua rotina de trabalho enquanto se recupera. A expectativa é de que Dilma retome totalmente suas atividades presenciais logo após sua alta nos próximos dias.