Na última terça-feira, um terremoto de magnitude 8,8, considerado o mais violento desde 2011, foi registrado no Oceano Pacífico, com seu epicentro a cerca de 100 quilômetros da costa leste da Rússia.
Esse poderoso terremoto provocou alertas de tsunami em vários países situados ao redor do Oceano Pacífico, resultando em um estado de vigília global. Em decorrência do sismo, governos de países como Rússia, Japão, Estados Unidos, México, Equador, Peru, Chile, entre outros da América Central, iniciaram evacuações preventivas em regiões litorâneas.
Impacto global dos tsunamis
De fato, tsunamis já impactaram locais como Rússia e Japão, além de estados como o Havaí e Califórnia nos EUA. Na Rússia, tsunamis atingiram até cinco metros de altura. No Havaí, as ondas não ultrapassaram 1,74 metros, o suficiente para iniciais evacuações, que foram posteriormente canceladas depois de novas análises.
Até o momento, não foram reportadas vítimas, apenas danos materiais expressivos, em especial nas infraestruturas litorâneas.
Alerta também na América Latina
Conforme o Sistema de Alertas de Tsunami dos EUA, há alerta de tsunami para vários países da América Latina. Equador, Peru, Chile e Costa Rica estão preparados para ondas de mais de 3 metros, enquanto Colômbia, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e México esperam ondas menores, com até um metro de altura.